quinta-feira, 22 de junho de 2017

É preciso celebrar a alegria de viver

A maioria de nós vive grandes e belas experiências cotidianas e que a maioria não compartilha nas redes sociais. Vou compartilhar porque de dores e tragédias os jornais estão cheios.  E há tantos amigos com quem gostaria de celebrar este momento. Desejo também com esse relato agradecer a todos vocês que fazem parte da minha vida e me trouxeram até aqui onde posso servir com alegria e humildade.

2016 foi barra para todos nós: Governo Dilma se esfarelando, eleições municipais onde a antipolítica venceu.  Veio o golpe e seus produtos. E vimos as políticas sociais sendo desmontadas velozmente e o projeto de uma nação justa voltando a ser sonho.  

2017 começou pesado para minha família e para mim: Multas indevidas, fomos vítimas de roubos e também de problemas de saúde de alguns de nós. Exército nas ruas contra manifestantes, massacre da polícia militar no Pará matando dez pessoas em pau D’arco.  O STF liberando pessoas que foram pegas com 500mil reais de corrupção e protelando a prisão de quem avisou que era só matar antes de fazer delação. Um presidente golpista e postiço e a promessa de seis milhões de reais para cada deputados que votar a favor da deforma da previdência. Uma nova ameaça a mais à Vargem das Flores e a ameaça de despejo com violência dos moradores da ocupação perto do Ceasa MG.   Na contramão disso veio a alegria dos trabalhos do Instituto Fidel Castro e nossa valorosa equipe multiprofissional.

Hoje fui fazer as visitas aos médicos do PSF e um deles agendou com uma paciente gestante para que eu a visse. Ela tem HIV e por várias razões não se trata.  A idéia da consulta era ver como ela estava e tentar ajudá–la do melhor modo para que tomasse os medicamentos até a data em que o seu Davi nascesse.

 Voltei de uma visita domiciliar junto de outro médico a um senhor de 75 anos e acamado e que sofre dores terríveis devido a uma inflamação na região da coluna.  A gestante esperava. Assim que começamos a conversar, a paciente queixou que sentia dores em baixo ventre iniciadas no dia de ontem e piorada hoje. Estava inquieta e com dor. Já com 37 semanas de gravidez. A examinamos e estava em trabalho de parto.

E a bolsa rompeu

Já estávamos terminando a consulta quando ela queixou de que estava escorrendo líquido pelas pernas, mas não era xixi.  Está nascendo! Avisou assustada.  Peguei meu carro e os papéis que o colega já havia feito e fui com ela e a irmã que a acompanhava para a UPA Vargem das Flores onde trabalhei por vários anos e onde tenho tantos e queridos amigos e amigas.  

Entramos pela porta da urgência e a colocamos na maca.  O bebê já apontava parte da cabeça.  As colegas enfermeiras, o plantonista da UPA e eu estimulamos a mãe e Davi veio para a vida em minhas mãos e a mãe respirava aliviada de suas dores.  De choro forte ele anunciou sua chegada a esse mundo.  

Todos nós ali após os cuidados iniciais com ele nos maravilhamos com a renovação da vida, com a esperança de dias melhores para nós e para o mundo e também em silencio renovamos nosso compromisso maior na saúde: cuidar da vida com amor.


Seja bem vindo pequeno. Que sua vida seja cheia de alegrias e boas lutas por um mundo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário